A segurança do paciente é comemorada no dia 17 de setembro, definido pela Organização Mundial de Saúde com o objetivo de promover a segurança nos ambientes em que se trata da saúde. A data serve de alerta a profissionais e usuários dos serviços, da necessidade e importância do tema. Para a Enfermeira Responsável Técnica da Cindi, Fernanda Cunha, “executamos estas recomendações desde a implantação dos protocolos do Núcleo de Segurança do Paciente na Clínica e, neste ano, vamos difundir a campanha proposta pela OMS. É muito importante informar e esclarecer nossos pacientes, principalmente para deixá-los mais tranquilos durante os procedimentos de exames.” Essa atitude só fortalece nossa relação.
Segurança do Paciente é um conceito que engloba um conjunto de ações voltadas à sua proteção contra riscos, eventos adversos e danos desnecessários durante a prestação de serviços em saúde. De 4 a 17% dos pacientes admitidos em um serviço de saúde sofrem algum tipo de incidente que não está relacionado à sua doença de base, podendo causar prejuízos à sua saúde e à sua recuperação.
No atendimento, o paciente deve ser o foco da preocupação dos profissionais e da direção das empresas de saúde. Quando ele é ouvido e convidado a participar de maneira ativa de seu tratamento, deixa de ser um recebedor passivo de cuidados e passa a contribuir ativamente para um atendimento mais seguro, pois está ciente de sua responsabilidade como consumidor de serviços de saúde. A parceria entre paciente, familiares e profissionais de saúde também é fundamental para garantir o sucesso do tratamento. Inclusão é a palavra-chave. Mostrar o passo a passo do procedimento fazendo o paciente entender todo o processo no qual está envolvido para que possa questionar, ajudar e ser parte de sua recuperação.
A Cindi leva isso a sério e tem uma equipe de profissionais preparada para o atendimento humanizado. Na Cindi, os pacientes recebem uma etiqueta na recepção, que os identificam com as informações necessárias durante todo os procedimentos. Além dos pacientes, seus acompanhantes também são identificados, para terem acesso às salas de exames, quando permitido. Para mais informações, entre em contato com os telefones (32) 4009-8999 (telefone fixo) ou (32) 98897-6906 (WhatsApp) ou, ainda, agende sua consulta aqui mesmo no site.