No dia 23 de setembro é comemorado o Dia do Portador de Marcapasso. O marcapasso é um dispositivo eletrônico que corrige a frequência cardíaca lenta ocasionada por algumas doenças do coração, gerando desconfortos e prejuízos à saúde. O marcapasso substitui o sistema elétrico natural do coração e o mantém funcionando regularmente. O sistema é composto por uma bateria e um circuito eletrônico que gera e conduz o impulso elétrico até o coração. Na CINDI, os cardiologistas que acompanham portadores de marcapasso, chamados de arritmologistas, são o Dr. Humberto Campos e a Dra. Betânia Braga Silva Marques.
Tonturas, vertigens, desmaios, cansaço, falta de ar, palpitações e inchaço na perna são alguns dos sintomas decorrentes de arritmias cardíacas. O implante do marcapasso regula o funcionamento e diminui ou faz desaparecer por completo esses sintomas. O implante é simples, variando de uma a duas horas e é realizada com sedação e anestesia local. O paciente pode ir para casa no máximo em dois dias e a recuperação é rápida, podendo retomar as atividades habituais em curto espaço de tempo.
Outros dispositivos
Além do marcapasso tradicional, existem outros aparelhos de funcionamento similar, mas voltados a outros tipos de doenças. O marcapasso ressincronizador, por exemplo, tem o objetivo de corrigir uma dissincronia entre os ventrículos do coração. Diferente dos marcapassos habituais, não é necessário o coração ter batimentos lentos para sua indicação, estando indicado na insuficiência cardíaca refratária.
Também há casos em que ao contrário de uma frequência baixa, o paciente apresenta uma frequência cardíaca elevada (taquicardia). Nesse cenário, o aparelho indicado é o Cardiodesfibrilador Implantável (CDI), que detecta a aceleração no coração e libera um choque fazendo o coração retornar ao ritmo normal.
Independentemente de qual desses dispositivos o paciente possua, dúvidas surgem sobre quais cuidados são necessários em seu dia a dia. A lista abaixo reúne algumas dicas e informações sobre seu funcionamento e manutenção:
Dicas sobre o uso do marcapasso