A esteatose hepática é uma doença que acontece quando as células do fígado são infiltradas por células de gordura. Embora seja uma doença comum, a maioria dos pacientes são assintomáticos. Quando há a presença de sintomas, eles podem ser dor abdominal, cansaço, fraqueza, perda de apetite, aumento do fígado e sensação de “barriga inchada”.
Alguns fatores de risco para desenvolvimento da doença são obesidade e/ou sobrepeso, sedentarismo, alcoolismo, diabetes mellitus, má alimentação, colesterol alto e hipertensão arterial.
O diagnóstico da esteatose hepática é feito por meio de exames imagens e laboratoriais. Se não tratada corretamente, pode provocar, a médio e longo prazo, uma inflamação capaz de evoluir para quadros mais graves de hepatite, cirrose hepática e até câncer no fígado.
O tratamento proposto é com atividade física, dieta alimentar, controle do peso e uma vida saudável. Eventualmente pode ser necessário medicação. Em caso de suspeita, consulte um médico e faça seus exames regularmente.