Dezembro Laranja: O que é, qual seu objetivo, como participar?

Urologista fala sobre Novembro Azul e o câncer de próstata
18 de novembro de 2019
Dicas da Nutricionista Camila Vecchi, para cair na folia com muita energia e não descuidar da saúde!
21 de fevereiro de 2020

Orientações da dermatologista da Clínica Cindi, Drª Marina Ferreira

Dezembro Laranja é a campanha nacional sobre o câncer de pele, desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia com o objetivo de estimular toda a população na prevenção e diagnóstico desse importante tipo de câncer.

No ano de 2019, ocorre a 21º Campanha Nacional de prevenção ao câncer de pele, durante todo o mês de dezembro. E por que é tão importante falar sobre esse tema? Talvez não nos demos conta, mas a pele é o maior órgão do corpo e está em constante renovação! Além disso, nos expomos por toda a vida aos raios ultravioleta presentes no sol, importante fator de risco aos cânceres de pele. No Brasil, um dado alarmante vem nos assombrando: o câncer de pele não melanoma é o tipo mais comum de câncer em comparação a todos os outros cânceres, tanto em homens quanto em mulheres!!! (Fonte: Estatísticas de câncer. Inca; 2019)

Esse termo, câncer de pele não melanoma, engloba diferentes tipos de câncer, sendo dois os mais comuns, originados do crescimento anormal de células que formam o tecido epitelial que nos reveste e que chamamos comumente de pele. São: o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular.

Drª Marina Ferreira

O outro tipo de câncer de pele é o melanoma, originado da célula que é conhecida por sua capacidade de criar o pigmento que nos protege dos raios solares. É um tipo de câncer bem menos comum, porém muito temido pela sua agressividade e por ser potencialmente letal.

O INCA tem nos revelado dados alarmantes! Anualmente, são diagnosticados 180 mil casos novos da doença. Isso significa que 1 em cada 4 casos novos de câncer no Brasil, é de pele!

O mês de dezembro traz o início do verão e com ele a maior intensidade dos raios solares e, infelizmente, o risco de exposição exagerada e não protegida ao sol! Vamos aproveitar esse momento para nos informarmos melhor sobre como podemos diagnosticar e prevenir o câncer de pele!

Lembre-se: o câncer de pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida; como uma pápula (“bolinha”) ou nódulo avermelhado, cor da pele e perolado (brilhoso); ou como uma ferida que não cicatriza.

Então, o primeiro passo, é tentar realizar o autoexame da pele, buscando essas alterações. A ajuda de um familiar/amigo pode ser muito importante para visualizar áreas que não conseguimos enxergar sozinhos. Podemos retribuir fazendo também o exame em nossos familiares/amigos. Porém, mesmo com essa importante avaliação, é fundamental a consulta com dermatologista regularmente, já que é o profissional habilitado em identificar essas lesões!

          Outra medida essencial é o uso de protetor solar! Esse é um tema muito estudado e, atualmente, sabemos que o uso de medidas de fotoproteção não impede a produção de vitamina D no organismo, já que precisamos da exposição de apenas 15 min por semana, o que é possível expondo, no dia a dia, apenas braços e pernas. Pode-se, portanto, proteger o resto do corpo e o restante do tempo.

Vamos evitar horários de maior incidência solar (das 9h às 15h); utilizar chapéus de abas largas, óculos de sol com proteção UV e roupas que cubram boa parte do corpo; procurar locais de sombra, bem como manter uma boa hidratação corporal. O protetor solar deve ser usado diariamente, com fator de proteção de no mínimo 30, que deve ser reaplicado a intervalos de duas a três horas ou após longos períodos de imersão na água, mesmo em dias “sem sol”! O indicado é o equivalente a uma colher de chá do protetor para cada área (uma para face e pescoço, uma para cada braço e cada perna, uma para o dorso e por aí vai). 

          Converse com seus familiares e amigos, vamos todos participar dessa campanha! Lembrando também que será possível, no dia 07 de dezembro, participar do mutirão de exame gratuito em vários postos de atendimento no Brasil; é só conferir no site: http://www.sbd.org.br/dezembroLaranja/exame-preventivo-gratuito/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos te ajudar?