Orientações da Cindi para a Quarentena COVID-19

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Diante deste momento difícil de combate ao Coronavírus, situação que pegou muitos de surpresa, é natural que surjam dúvidas e incertezas. Para ajudar a lidar com a quarentena e reforçar sua importância, a Cindi preparou dicas sobre como agir e se manter saudável, tanto física quanto mentalmente, durante esse período. Confira:

CONTROLE DA ANSIEDADE

Tente manter-se ocupado. Desenvolver novos ou antigos hobbies, como cozinhar, desenhar, ver filmes ou séries e jogar videogames podem ser uma forma fácil e divertida de passar o tempo. Dividir as tarefas domésticas e aproveitar para dar uma geral em algum cômodo da casa também podem ser uma forma útil de aproveitar esse período. Fazer exercícios com objetos que já existem na sua casa são outra boa opção, com o apoio de tutoriais no Youtube e nas redes sociais, que estão se tornando populares durante a quarentena. Por fim, procure dedicar um tempo a cuidar de quem tá no grupo de risco, como os idosos, evitando que saiam de casa.

LEITURA

Sempre nos queixamos de que poderíamos ler mais, e o tempo livre pode ser uma boa oportunidade para tirar aquele livro não lido da estante. Descobrir novos autores ou revisitar obras que foram marcantes ajudam a passar o tempo e manter a mente ocupada. Sites como Domínio Público disponibilizam versões virtuais de clássicos da literatura brasileira de forma totalmente gratuita. Muitos sites de compra online também estão dando frete grátis, então é uma chance de adquirir novos títulos.

FAKE NEWS E INTERNET

Em tempos de pandemia, é comum que muitas pessoas fiquem com medo e acabem aumentando a sensação de desespero na internet. É extremamente importante manter a calma para se informar de maneira correta e passar apenas os dados importantes para outras pessoas, de forma a não criar pânico. Os canais de TV estão fazendo uma cobertura extensiva sobre o assunto, com muitos especialistas. Dê prioridade a informações de fontes confiáveis, como jornais, revistas, emissoras de televisão e seus respectivos portais online. Evite de compartilhar áudios de Whatsapp que não tenham a designação da fonte, principalmente se forem feitos em tom muito alarmante. Também encontre um meio de comunicação local de confiança para saber sobre a situação de sua cidade e seu bairro.

ISOLAMENTO SOCIAL

Nos países que conseguiram barrar o vírus, como a China e a Coreia do Sul, além da testagem exaustiva dos casos suspeitos, uma importante medida é manter as pessoas em casa. Dessa forma, quebra-se a corrente de transmissão e evita-se uma contaminação generalizada. Isso é importante pois o Sistema de Saúde não terá como atender a todos os casos se houver um número muito elevado de pessoas em estado grave. Essas pessoas – maiores de 60 anos ou que tenham condições pré-existentes, como diabetes e problemas no coração – compõem o grupo de risco, são aquelas que terão complicações maiores casos contraiam a doença. Para os demais, os sintomas serão semelhantes a uma gripe, mas o perigo está no contato e na transmissão para terceiros. Então só saiam de casa por necessidade, evitem locais aglomerados e higienizem sempre as mãos ao retornar.

ALIMENTAÇÃO

Tenham em casa uma quantidade razoável de comida para que não falte nenhum alimento importante durante esses dias. Carboidratos, proteínas e vitaminas são importantes para uma refeição equilibrada. Frutas e verduras com vitamina C também são uma boa pedida. Neste caso, opte por aquelas que tenham uma durabilidade maior, para evitar a compra recorrente. Os lácteos também são uma boa opção e podem ser armazenados por cerca de duas semanas. A alimentação equilibrada é um dos itens para nos mantermos saudáveis neste período, associada a uma boa noite de sono e evitando o estresse.

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