Entenda o que é a Esteatose Hepática

Cindi na Tribuna de Minas: Rotina de cuidados para saúde da mulher
30 de junho de 2020
Agosto Dourado e a importância do aleitamento materno
6 de agosto de 2020

Dra. Bruna Renata Pinheiro Carvalho

A esteatose hepática é uma doença que acontece quando as células do fígado são infiltradas por células de gordura. Embora seja uma doença comum, a maioria dos pacientes são assintomáticos. Quando há a presença de sintomas, eles podem ser dor abdominal, cansaço, fraqueza, perda de apetite, aumento do fígado e sensação de “barriga inchada”.

Alguns fatores de risco para desenvolvimento da doença são obesidade e/ou sobrepeso, sedentarismo, alcoolismo, diabetes mellitus, má alimentação, colesterol alto e hipertensão arterial.

O diagnóstico da esteatose hepática é feito por meio de exames imagens e laboratoriais. Se não tratada corretamente, pode provocar, a médio e longo prazo, uma inflamação capaz de evoluir para quadros mais graves de hepatite, cirrose hepática e até câncer no fígado.

O tratamento proposto é com atividade física, dieta alimentar, controle do peso e uma vida saudável. Eventualmente pode ser necessário medicação. Em caso de suspeita, consulte um médico e faça seus exames regularmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos te ajudar?