Apoie o aleitamento materno por um planeta saudável

Agosto Dourado e a importância do aleitamento materno
6 de agosto de 2020
Dia Nacional da Doação de Órgãos
25 de setembro de 2020
Bernadete Monteiro Oliveira, Bióloga e Mestre em Saúde pela Faculdade de Medicina da UFJF

O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação, a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, tornou-se simbólico na promoção do aleitamento materno, no Brasil e no mundo. Em 2020, a pandemia de Covid-19 muda o formato, mas não o foco. 

Nós da CINDI apoiamos, incentivamos e promovemos o aleitamento materno e este ano não poderia ser diferente, as informações e conscientização vão ocorrer virtualmente, respeitando o distanciamento social necessário. 

Neste ano, a SMAM 2020, sob o lema Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável, se concentrará no impacto da alimentação infantil no meio ambiente / mudança climática e no imperativo de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno para a saúde do planeta e de seu povo. 

E, você deve estar se perguntando o que o ato de amamentar tem a ver com mudanças climáticas… Pois, saiba que tem tudo a ver! Nós vamos te explicar o porquê.

Vantagens da amamentação para o meio ambiente

O aleitamento materno é importante para o bebê, para a mãe, para a economia familiar, para a sociedade e, sim, para o meio ambiente. Com a amamentação, é possível reduzir o consumo de água. Além disso, é possível reduzir também a contaminação da água e o do solo pela redução do lixo gerado pelas latas de leite, plásticos das mamadeiras e bicos de borracha, que são materiais com decomposição lenta. Ou seja, poluirão o planeta por muitos anos.

Agora vamos listar seis bons motivos para amamentar o bebê:

Os benefícios à saúde da criança e da mãe são os melhores motivos para amamentar. Além disso, o vínculo afetivo que se cria no ato da amamentação acompanha mãe e filho para o resto da vida 

1- Faz bem à saúde da criança

2- Faz bem à saúde da mulher

3- Promove o vínculo afetivo

4- É econômico

5- Faz bem à sociedade

6- Faz bem ao planeta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos te ajudar?