Dia Nacional da Doação de Órgãos

Apoie o aleitamento materno por um planeta saudável
7 de agosto de 2020
Dia do Coração
29 de setembro de 2020

Em setembro celebramos o mês da doação de órgãos e dia 27 de setembro o dia nacional da doação de órgãos. O Brasil tem o maior sistema público de transplantes do mundo, segundo informações da Associação Brasileira de transplantes de Órgãos (ABTO). Ainda segundo a ABTO em junho de 2020 possuíamos 40.700 pacientes em lista de espera por um órgão no Brasil.

Para ser um doador basta informar a sua família, não é necessário nenhum tipo de registro por escrito ou em cartório. Converse com seus familiares e deixe claro o seu desejo de doar, pois no momento oportuno eles serão a sua voz. A doação de tecidos (córneas, pele, ossos, ligamentos e outros) pode ocorrer na maioria dos casos de óbito.

Já a doação de múltiplos órgãos (rins, fígado, coração, pâncreas, pulmões) somente é possível nos casos em que ocorre a morte encefálica ou morte cerebral. Nesta situação há uma lesão gravíssima e irreversível do cérebro do paciente causando o óbito, mas devido aos cuidados de manutenção do CTI os órgãos permanecem viáveis para doação. Um doador pode ajudar até 08 pessoas. Doe órgãos, doe vida.

Isabelle de Carvalho Maia Ventura – Médica coordenadora da Organização de Procura de Órgãos da Zona da Mata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como podemos te ajudar?