Ecocardiografia tridimensional em tempo real

Outubro Rosa e prevenção
27 de outubro de 2020

Os exames de imagem representaram significativo avanço para cardiologia, que não pode mais dispensá-los. Dentre eles, se destaca a imagem tridimensional transesofágica, que constitui um dos maiores progressos na área, permitindo melhor avaliação das válvulas cardíacas e aprimoramento do estudo dirigido para implante de dispositivos intracardíacos. O exame fornece com precisão informações morfológicas e funcionais, anteriormente só obtidas por métodos mais invasivos.

O exame é realizado com sedação e preparo idênticos ao do exame transesofágico habitual. Trata-se de um método rápido, com resultado disponível imediatamente com análise em tempo real. A técnica deve ser incorporada em avaliações rotineiras, mas já se encontra disponível na CINDI, em outra incursão pioneira na ecocardiografia. 

Somente as doenças de esôfago, representam contraindicação. Chega como forte aliado na análise anatômica e funcional do coração, permitindo investigação precisa das cavidades, contratilidade ventricular e disfunções valvares.

× Como podemos te ajudar?