Em 2019, o Dia Mundial da Saúde, celebrado anualmente no dia 7 de abril, traz o tema “Saúde Universal: para todas e todos, em todos os lugares”. A Cindi apoia a campanha, lançada pela Organização Mundial da Sáude (OMS), e lista algumas ações que você pode fazer para ajudar a democratizar a oferta de serviços e atendimento na América Latina.
Este é um tema que está sendo difundido nas Américas e encerra as celebrações do 70º aniversário da OMS. As ações discutem as barreiras e dificuldades de acesso aos serviços de saúde, traçando meios para superá-las. Embora a questão envolva implementação de políticas públicas e ações coordenadas com diversos setores da sociedade, todas as pessoas e empresas podem atuar em prol desta causa.
Confira abaixo alguns meios de participar e colaborar com a democratização da saúde.
– Utilizar-se das mídias sociais para garantir que as necessidades de saúde da comunidade sejam ouvidas e priorizadas em nível local.
– Dialogar com organizações da sociedade civil para que as necessidades da comunidade sejam conhecidas pelos atuantes políticos.
– Compartilhar histórias com a mídia, garantindo maior repercussão e visibilidade.
– Organizar discussões e debates para informar a população e dar a ela condições de dialogar com seus representantes e cobrar resultados.
É importante o envolvimento de todos os setores da sociedade, através do diálogo sobre ações e políticas que possam ajudar o país a alcançar e a manter a “Saúde Universal”.
A Cindi apoia essa luta e convida você a fazer parte desta ação.