O pré-natal permite um desenvolvimento seguro da gravidez e tem a importante função de prevenir ou detectar precocemente doenças que afetam o bebê ou a mãe. A cartilha de acompanhamento traz todas as informações básicas a respeito da gestante e da criança, com a relação de vacinas a serem tomadas, exames a serem feitos e progressão da gravidez.
É válido ressaltar que apenas um profissional pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. Por isso, não aceite dicas e conselhos que não tenham um embasamento adequado e, em caso de dúvidas, contate seu obstetra.
A primeira das vantagens do pré-natal é justamente este acompanhamento programado da gravidez. Através dele, o médico pode identificar doenças silenciosas, que já estavam no organismo (como hipertensão arterial, diabetes, doenças do coração, anemias) e criar medidas de tratamento que não prejudiquem à vida da mulher. Além disso, também é possível detectar más formações fetais, a possibilidade de pré-eclâmpsia, avaliar as condições relativas à placenta e, caso necessário, buscar os respectivos tratamentos.
Porém, mais que aspectos relacionados diretamente à saúde, o pré-natal ainda dá à futura mãe noções e informações educativas sobre o parto e cuidados com a criança, hábitos de vida e higiene. Ele também trata de questões nutricionais, medicamentos recomendados e que devem ser evitados, exercícios, vestuário, sono e orientações psicológicas para o momento da maternidade.
Naturalmente, a gestação é um momento de grandes mudanças e que pode trazer muitas dúvidas e questionamentos. E justamente para isso que o pré-natal contempla todas as etapas da gravidez. Não perca nenhuma oportunidade de tirar dúvidas e tenha sempre o contato de seu obstetra em mãos.
A CINDI conta com profissionais altamente qualificados para realizar os seus exames, cuidando de você e do seu bebê, além de ter equipamentos de alta tecnologia para garantir um disgnóstico e acompanhamento com precisão. E você pode agendar seus exames aqui mesmo pelo site!