Considerado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, a data de 17 de Novembro traz consigo a missão de informar e conscientizar os homens sobre a importância de se prevenir as chamadas doenças masculinas. O câncer de próstata está entre as principais ocorrências de câncer na população masculina e um simples exame pode contribuir para uma cura mais rápida e segura.
“O Novembro Azul é uma campanha fundamental para se tratar da saúde masculina, assunto que algumas vezes é visto como tabu pela sociedade”, comenta o Dr. Ary Pinheiro de Barros. “O importante do movimento é conscientizar seus familiares e amigos sobre a importância do exame para que se quebre esse estigma que, por falta de informação, continua a impedir o tratamento adequado da doença e uma possível cura”.
O diagnóstico precoce é a melhor forma de se garantir a cura. Mesmo sem apresentar sintomas como dor óssea ou ao urinar; vontade de urinar com frequência ou presença de sangue na urina e/ou no sêmen; homens a partir dos 45 anos devem visitar o urologista para conversar sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico) e sobre o exame de toque retal, que possibilita ao médico perceber alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos.
“A principal forma de ajudar o movimento é se informar e passar essa informação adiante para que a população perceba a importância da consulta com o urologista e dos exames preventivos. Através da comunicação seremos capazes de nos conscientizar e combater o Câncer de Próstata”, pondera o Dr. Ary.
Segundo dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é a ocorrência mais comum entre homens e, no Brasil, a cada 38 minutos, morre um homem devido à doença. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino com peso em torno de 20 gramas e formato semelhante a uma castanha. Localizada abaixo da bexiga, sua principal função é a produção do esperma.
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata conseguem ser diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Em caso de suspeita da doença, outros exames poderão ser solicitados, como por exemplo as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise guiadas pelo ultrassom transretal.
A Cindi, como uma clínica que já faz parte da história de Juiz de Fora, percebe seu papel e abrangência para divulgar o movimento, mas todos podem fazer parte desta campanha. Em seu dia a dia ou nas redes sociais, espalhe seu conhecimento sobre o Novembro Azul e colabore com o combate à doença.